Genealogia com nostalgia

Atualizado: 8 de fev. de 2021

Aquele sentimento de saudades de alguém ou de uma época que se foi; ou, ao nos depararmos com a história ou com uma foto antiga de um ancestral, o sentimento de desejo de voltar ao passado para vivenciar aquela época ou o relacionamento com este ancestral - assim é o sentimento ao descobrirmos e registrarmos nossa genealogia com nostalgia!


 

A genealogia é a pesquisa e o registro da nossa linhagem familiar na qual, ao mesmo tempo em que atualizamos os novos descendentes, trabalhamos na procura de quem foram os nossos ancestrais. Sobre atualizar os novos descendentes o sentimento é de alegria a cada novo nascimento. Porém, sobre procurar quem foram os nossos ancestrais, o sentimento começa pela saudade daqueles que tivemos a oportunidade de conhecer e que já se foram e segue num caminho de descobertas dos que não tivemos a oportunidade de conhecer, mas que gostaríamos de ter conhecido, ou mesmo o caminho do sentimento de desejo de ter vivido naquela época.

Termos os pés no chão para vivermos cada sentimento hoje, na nossa vida contemporânea, o sentimento de visualizar o futuro pela esperança que tivermos, mas também o sentimento nostálgico ao conhecermos a história dos nossos ancestrais nos faz viajar no futuro e no passado ao mesmo tempo em que aproveitamos a viagem do presente. O nosso projeto de "Uma Grande Árvore Genealógica Familiar da Imigração no Brasil" nos dá a oportunidade de viver e registrar o sentimento de cada evento contemporâneo, se emocionar ao visualizar o futuro com esperança, e nos sentir nostálgicos com cada descoberta de quem eram os nossos ancestrais, com a época em que viveram, com as pessoas e as condições de vida com as quais conviveram e refletir em como isto teve influência sobre onde nascemos e sobre toda a herança familiar e cultural que herdamos. Você está convidado a participar desse grande projeto e a registrar a tua genealogia com nostalgia! Seja muito bem-vindo(a)!

113 visualizações0 comentário